Produção de Conteúdos para a WEB

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2020/2021

Código: DESP09
Sigla: PCWEB
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
DESP 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Miguel Ângelo de Almeida Esteves de Figueiredo
Corpo docente: Marco António Simões Ventura Antunes
Miguel Ângelo de Almeida Esteves de Figueiredo

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Compreender o papel das TIC na sociedade;
Identificar os principais fatores associados a publicação online;
Explorar ferramentas informáticas adequadas a construção de materiais para publicação na web;
Conceber, planificar e construir um protótipo de um "web site" de uma organização;
Identificar, recolher e selecionar informação adequada aos objetivos de um projeto de comunicação online; Apresentar e documentar resultados e conclusões.
No final da unidade os alunos devem ser capazes de:
Demonstrar competências na utilização de programas adequados para a elaboração de paginas Web;
Demonstrar conhecimentos e aplicar princípios e regras fundamentais na conceção e elaboração de um WebSite; Demonstrar preocupações com o conceito de acessibilidade na implementação de WebSites.

Conteúdos programáticos

Conceitos básicos sobre a Internet e a World Wide Web;
Computadores, endereços e domínios;
Noção de hipertexto, hipermedia, multimedia, interatividade e navegabildade;
Principios fundamentais do Web design;
Conceito de usabilidade;
Conceito de acessibilidade;
Conceção de websites: Planeamento, organização e manutenção;
Imagem e Multimedia;
Programação em HTML;
HTML básico;
Editores HTML;
Ferramentas da web para construção de sites.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos da unidade curricular visãm proporcionar as aprendizagens necessárias aos estudantes para a consecução dos objetivos previstos. Os conceitos teóricos e as práticas a desenvolver nas atividades letivas permitem aos estudantes passar a ter os conhecimentos e a ser capazes de desempenhar as ações essenciais a qualquer pessoa que tenha que desenvolver um site, com a qualidade necessária a sua divulgação a um público especifico.

Metodologias de ensino

0 trabalho a desenvolver no âmbito desta UC privilegiará a participação ativa dos alunos, quer em trabalho individual, quer em trabalho de grupo, procurando o aprofundamento de conhecimentos relacionados com a conceção e publicação de produtos para a Web. As aulas serão organizadas segundo quatro componentes:
a) Leitura, discussão e analise de textos;
b) Resolução de atividades práticas;
c) Trabalho em grupo que englobará a conceção e elaboração de um prototipo de um site (projeto);
d) Apresentação e discussão dos projetos (trabalho de grupo).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As quatro componentes de trabalho a desenvolver na unidade curricular proporcionam ambientes de trabalho com diversidade e multiplicidade de situações. Os estudantes que participarem nesta unidade devem participar em atividades individuais e em atividades de grupo, que permitirão, por um lado, a apropriação dos conceitos teóricos e os conhecimentos de ferramentas informáticas para construção de sites, e por outro lado, o desenvolvimento das competências individuais e de trabalho em equipa.
A leitura e discussão de textos permitirá aos alunos adquirir os conhecimentos teóricos, as atividades práticas permitirão a aquisição de competências no uso do software apropriado a construção de sites, a conceção, o desenvolvimento e a apresentação de um projeto permitirão implementar os conhecimentos teóricos e as competências referidas, aplicadas a uma situação concreta e no contexto da sua atividade académica.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação será efetuada através da participação do aluno nas aulas, na resolução das atividades práticas propostas e do seu envolvimento na conceção, elaboração e apresentação de um pequeno projeto de trabalho (protótipo de um site).

Para os estudantes em regime de avaliação contínua, a classificação final terá em conta os seguintes pesos:
Participação nas aulas e resolução das atividades práticas- 40%
Realização de atividade intermédia (novembro) - 20%
Conceção e apresentação de proposta para o Projeto de trabalho final – 10%
Elaboração do Projeto de trabalho final – 20%
Apresentação e discussão do Projeto de trabalho – 10%

Os estudantes não abrangidos em avaliação contínua serão avaliados através de uma prova de exame.

Regime de assiduidade

De acordo com o regime de frequência e avaliação da instituição.

Bibliografia

Carvalho, A. A.; Simoes, A. & Silva, J. P. (2005). lndicadores de Qualidade e de Confiança de um Site. In M.P. Alves & E. A. Machado (org.), Avaliar as aprendizagens. Actas Jornadas ADMEE. Braga: CIED, 17-28.
Gulliksen, J., Lantz, A., Boivie, I. (1999). User Centered Design in Practice- Problems and Possibilities. CID, Centre for User Oriented IT Design: Stockham. http:llwww.nada.kth.selcidlpdf!cid_40.pdf
Losse, Katherine. (2012). 0 reino dos rapazes : uma viagem ao coraqao da rede social. Barcarena :E. Presença
Lynch, P. e Horton, S. (2009}. Web Style Guide 3rd edition: Basic Design Principles for Creating Web Sites. Yale University: London http:llwebstyleguide.comlwsg3/index.html.
Nielsen, J. (2000). Designing Web Usability. New Riders
Skaalid, B. (1999). Multimedia & Web Pages Design Principles. University of Saskatchewan, http://etad.usask.ca/skaalid/page/design/webdsgn.htm

Google Sites (Help) - https://support.google.com/sites/
Weebly.com (Help) - https://hc.weebly.com/hc/pt
Wix.Com, Inc. (2015). Central de Ajuda Wix. https:l/pt.wix.comlsupportlhtm/5/

Observações

As aulas decorrem em laboratório de informática.

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